Como câmeras termográficas estão ajudando no combate à disseminação do Covid-19

Diversos países estão utilizando câmeras termográficas para combater o avanço do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. A utilização da tecnologia em locais de grande aglomeração de pessoas, como aeroportos e fábricas, permite a identificação de pessoas com alta temperatura corporal, segregando esta pessoa para confirmação dos sintomas da doença. Assim, a interação social de indivíduos potencialmente infectados é limitada, para reduzir a chance de contágio.

A função chamada “screening” funciona com um sistema que identifica partes chaves do rosto e um software realizada medições de maneira instantânea. Se o canto dos olhos (canal lacrimal) estiver com a temperatura acima do considerado normal, a pessoa pode ser selecionada para triagem adicional e diagnósticos específicos do novo coronavírus.

A câmera utiliza um detector térmico de radiação de energia infravermelha com resolução, sensibilidade e precisão específicas para medir a temperatura do corpo humano. O resultado, uma imagem termográfica intuitiva e minuciosa, mostra o contraste de calor através de diferentes cores e com software que detecta a temperatura máxima de uma artéria vizinha ao canal lacrimal.

Um algoritmo específico é essencial para o processo, já que faz a medição de temperatura nas partes corretas do rosto. Sem o recurso, a detecção de sinais de febre não funcionaria, já que não seria o suficiente apenas apontar a câmera para a pessoa. O procedimento, rápido, não invasivo e eficiente, não substitui o teste diagnóstico do COVID-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s