A relação entre a imprensa e o Governo Federal, do presidente Jair Bolsonaro, é de extrema tensão desde antes de assumir e durante a pandemia da Covid-19 piorou ainda mais.
Na última semana, o Ministério da Saúde alterou o horário de divulgação dos dados estatísticos para evitar a veiculação no Jornal Nacional, da Tv Globo, porém quando os números vieram à tona, a emissora noticiou com o tradicional e impactante “Plantão”.
E neste início de semana, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, G1 e Extra decidiram formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.
Os veículos vão dividir tarefas e compartilhar as informações obtidas para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus. O balanço diário será fechado às 20h.
Outra iniciativa foi do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que lançou um painel próprio de informações, reunindo dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.