O retorno das academias e espaços esportivos

O Governo do Estado de São Paulo liberou desde o início da semana a reabertura das academias e espaços esportivos nos municípios da região de Sorocaba, que contempla as cidades de Itu e Salto. A liberação era aguardada por empresários e atletas que estavam sentindo falta dos ambientes preparados para as atividades físicas, sempre com a orientação de profissionais especializados.
De acordo com a regulamentação apresentada pelo Estado na Fase Amarela do Plano SP de Flexibilização e seguida pelas prefeituras, as academias e centros de ginásticas foram liberados desde que respeitada a capacidade limitada a 30%, das 16h às 22h, com agendamento prévio e permissão apenas de aulas e práticas individuais. 

Além destas diretrizes, todos os espaços devem seguir outras medidas sanitárias preventivas como o uso de máscara obrigatório e a manutenção do isolamento social, sem contar a higienização constante de todos os ambientes e aparelhos utilizados. 

Para entender um pouco mais de como tem sido o retorno das atividades nestes locais, a reportagem do Agora Itu conversou com professores e empresários de academias e espaços esportivos localizados em Itu e Salto como o Sthudio Academia Personalizada, Academia TEM, Academia Crossfit RBW, Personnalité Move, CrossFit Garth e a SmartFit, que será inaugurada em breve na cidade.

O personal trainer, Leandro Furtado (Team Furtado), que atua na Academia Tem Esportes afirmou que os alunos têm se mostrado muito satisfeitos com o retorno. “Estão conscientes de seguir as recomendações e todos estavam sentindo falta deste ambiente da academia, que além da preparação física é um espaço de encontro com os amigos”. O personal ainda completa. “É um ambiente até mais seguro que outros como comércios e supermercados que acabam tendo aglomerações, porque está tudo sendo muito bem controlado pela equipe da academia”. 

Proprietário da Personnalité Move, em Salto, João Paulo Casali, fisiologista especializado em exercícios físicos resistidos e em patologias, explica as inúmeras ações realizadas na academia para proporcionar segurança aos alunos neste retorno. “Criamos um vídeo de conscientização para os alunos e respeitamos todas as diretrizes da saúde. Adotamos um sistema de senha para treinos de 1 hora e limitamos um cliente por 8 m2, metragem superior a recomendada. Implantamos um sistema de entrada diferenciado com a desinfeção dos calçados e uma câmara de descontaminação, além de disponibilização de álcool 70% para a limpeza dos aparelhos e em gel para as mãos”.

Na avaliação do fisiologista, o sentimento de segurança dos alunos é fator positivo neste retorno. “De maneira geral foi muito positivo, até em função da demanda reprimida em virtude deste período. É preciso ter cautela para evoluirmos. Até mesmo clientes do grupo de risco que precisam das atividades estão retornando com os devidos cuidados e em horários flexíveis”.

O empresário Danilo Fonseca, da Academia Crossfit RBW, também destacou a consciência dos alunos neste reinício. “Tivemos alunos em todos os horários e uma procura frequente por informações. Alguns alunos do grupo de risco, como mães que estão com os filhos em casa ainda não voltaram e para esses grupos ainda estamos oferecendo o treino online”.

Ele ainda explicou que o processo de adaptação do espaço foi tranquila. “Já estávamos acostumados a atender com horário agendado. Reduzimos o número de alunos e separamos 8 estações individuais, sendo que cada aluno tem um material exclusivo, além da higienização de todos os equipamentos. É uma situação nova e só de reabrimos, mesmo com as restrições que sou contrário, é um alívio”.

A personal Carolina Scopel, do Sthudio Academia Personalizada, explicou que já adotava modelos de treinamentos diferenciados antes da pandemia, e com isso os impactos foram reduzidos. “O retorno para nós tem sido mais tranquilo, pois já atuamos com agendamento e grupos reduzidos. Reforçamos as medidas de higienização e ampliamos as possibilidades de treinamentos nas áreas externas do Sthudio. Também mantemos os treinos online personalizado para outro grupo de alunos. Tem sido muito satisfatório esse retorno”. 

Leandro Lorençato, gestor do Crossfit Garth, também comentou o retorno das atividades. “Os alunos estão retornando sem medo e seguindo todas as recomendações, inclusive do grupo de risco, pois todos os materiais são individuais, sem nenhum compartilhamento e sempre são higienizados. Estão se sentindo muito seguros”. Leandro também confirmou que ampliou o espaço individual dos atletas e projeta uma recuperação gradativa do setor. “A perspectiva é muito positiva para o futuro. Temos tido muita procura de novos alunos em busca de qualidade de vida. Entenderam a importância de uma vida saudável com a prática de atividades físicas”.

E na última semana, o gestor da SmartFit em Itu, Guilherme Moreira Mendonça, recebeu a equipe da editora na nova unidade, conferindo assim toda a estrutura da nova academia já totalmente adaptada ao novo normal, respeitando o distanciamento, limite de atletas, uso de máscaras e higienização constante dos equipamentos. 

E em breve, a Revista Singular, parceira do Jornal Agora Itu, lançará um conteúdo exclusivo sobre o tema com as principais academias e espaços esportivos da região.

Academias de Itu retomaram as atividades seguindo todas as recomendações visando a proteção dos alunos

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s